terça-feira, 30 de outubro de 2012

COMPUTERWORLD: Windows 8: mais da metade dos americanos nunca ouviu falar do sistema


Pesquisa revela ainda que, dos inquiridos que tinham ouvido falar do sistema, 61% disseram que tinham pouco ou nenhum interesse na compra de um novo aparelho com ele
GREGG KEIZER, COMPUTERWORLD/EUA


Menos da metade dos consumidores norte-americanos já ouviu falar doWindows 8, dando a entender que a Microsoft enfrenta uma difícil tarefa em convencer os compradores de que eles precisam migrar para o novo sistema.

De acordo com uma pesquisa telefônica realizada com quase 1.200 adultos norte-americanos pela Associated Press, 52% não tinha ouvido falar do Windows 8, o novo sistema operacional da Microsoft lançado na sexta-feira passada (26).

Mas um especialista minimizou a importância da pesquisa. "Esta pesquisa não diz muito, até porque dentro de poucos dias de lançamento o conhecimento sobre o produto é baixo", disse Patrick Moorhead, principal analista da Moor Insights & Strategy, em um e-mail com respostas às perguntas.

A Microsoft relatou que irá gastar 1 bilhão de dólares ou mais em sua campanha de marketing do Windows 8. Dos inquiridos que tinham ouvido falar do sistema, quase dois em cada três - 61% - disseram que tinham pouco ou nenhum interesse na compra de um novo desktop ou notebook com ele, disse a AP.

Esse número se encaixa com as impressões dos analistas sobre a atualização. Na semana passada, vários disseram que o Windows 8 provavelmente não faria milagre nas baixas vendas de PCs. Pouco mais de um terço - ou 35% - dos entrevistados que disseram ter conhecimento sobre o Win8 acreditam que o sistema operacional será uma melhoria em relação às edições anteriores.

Aproximadamente 80% dos entrevistados que têm computadores pessoais em suas casas disseram estar executando versões anteriores do Windows, com apenas 12% notando que usavam um Mac, que se baseia em um sistema operacional diferente, o OS X da Apple. Os 12% confirmam as estimativas da indústria, que colocam a participação do Mac no mercado de computadores pessoais nos EUA entre 10% e 13%.

A maioria dos especialistas espera que o Windows 8 atraia mais os consumidores do que as empresas, por causa do foco da atualização sobre toque e tablets. A empresa de pesquisa Forrester, de fato, disse recentemente que 2013 "será feio" para a Microsoft porque as corporações irão ignorar o novo sistema, pelo menos no próximo ano, e ficar com o Windows 7 em seu lugar.

O primeiro tablet da Microsoft, o Surface RT, também parece ser uma venda difícil para a gigante de Redmond: 69% dos consumidores pesquisados tiveram pouco ou nenhum interesse na compra de um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário