terça-feira, 30 de outubro de 2012

TI INSIDE: Google poderá pagar pelo direito de citar conteúdos da imprensa francesa



O governo francês considera adotar uma legislação que exige que o Google pague pelo direito de citar conteúdos da imprensa do país a menos que o gigante das buscas resolva a briga de longa data com os editores de notícia da França sobre como dividir a receita adquirida com a publicidade feita a partir desses conteúdos. A declaração foi feita pelo presidente da França, François Hollande, na última segunda-feira, 29, durante uma reunião com o CEO do Google, Erich Schmidt, conforme divulgou The Wall Street Journal.

Editores de jornais franceses pediram no mês passado para o governo adotar uma legislação que imponha um acordo em sua disputa com o Google, forçando a companhia e outras ferramentas de busca a compartilhar as receitas com publicidade.

Durante a reunião, Hollande declarou que deseja que a companhia e os editores cheguem a um acordo antes do fim deste ano. "O diálogo e a negociação entre os parceiros parecem ser a melhor opção, mas se for necessário, uma lei poderia encerrar este assunto", disse Hollande a Schmidt, de acordo com um comunicado divulgado após a reunião. O Google não comentou sobre a posição do presidente, mas alertou que excluiria jornais franceses de sua ferramenta de buscas se a França implementar a proposta de lei.

A nova lei, também apelidada de "lei do Google", foi idealizada pelos jornais franceses como um meio de apoiar o seu negócio que está sob ameaça de uma migração a longo prazo de publicidade fora da mídia impressa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário