terça-feira, 2 de outubro de 2012

tribuna da bahia: Idosos conquistam independência na internet




Foi celebrado ontem o Dia Internacional do Idoso em todo o País. A data comemorativa serve para lembrar os avanços em relação à qualidade de vida dessas pessoas. Um exemplo disso é o mundo da internet. Atualmente, segundo os especialistas, o público da terceira idade é o que mais rapidamente está crescendo entre os usuários da rede. No entanto, apesar dos avanços ainda é alarmante o número de idosos que não tem seus direitos respeitados.

Existem ainda aqueles que pensam na velhice como uma fase de recolhimento e privações. Um tempo para sossegar. Mas, para muitos idosos, o aumento da qualidade e expectativa de vida a velhice passou a ser sinônimo de modernidade. Aos 81anos, a fisioterapeuta aposentada Celeste Guiomar de Oliveira Veiga é exemplo de que a velhice pode ser uma fase saudável e feliz em toda a sua plenitude.

Fã declarada das redes sociais, ela diz que os benefícios adquiridos na sua saúde física e mental ao longo dos anos são conquistados também com caminhadas, exercícios e boa alimentação. “A internet foi o maior avanço na comunicação para a humanidade. As redes sociais além de abrir as portas do conhecimento para o mundo também nos permitem ser mais independentes", disse a aposentada.

Bem humorada, dona Celeste conta que utiliza o-email e redes sociais para se comunicar com os netos e trocar conhecimento com antigos colegas de profissão.

Além de se sentir mais independente, já que através da rede é possível agendar suas consultas médicas e outros compromissos sem incomodar a família.

Segundo especialistas, os idosos utilizam a Internet para fazer basicamente o mesmo que os demais usuários fazem: troca de informações, movimentação bancária, comércio eletrônico, participação em redes sociais e fóruns virtuais. Atualmente, existem redes sociais dedicadas exclusivamente ao público de idade mais avançada. No Brasil, um exemplo é o portal www.maisde50.com.br, em funcionamento a nove anos.

Segundo o psicólogo Paulo Andrade, a expansão do uso da Internet permitiu também aos idosos terem acesso a um universo de conhecimento que podem colaborar e muito para uma boa saúde. "A troca de informações entre usuários de interesses específicos possibilita o estabelecimento de novos relacionamentos afetivos. Boa saúde física e mental e uma rede de relacionamentos amistosos fatores de suma importância para a felicidade dos idosos”, explicou.

Defesa de direitos

No Dia do Idoso, foi divulgado o balanço de ocorrências registradas em seis anos de funcionamento da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (DEATI): 16 mil, tendo como vítimas cidadãos acima de 60 anos de idade. Entre os crimes mais praticados contra o idoso estão os de lesão corporal, estelionato, apropriação de cartões bancários e uso indevido dos benefícios de pensão ou aposentadoria. Qualquer transgressão ao Estatuto do Idoso, no que se refere a maus tratos, pode ser denunciada à delegacia através do telefone 3117-6086 (Serviço de Investigação) ou do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-0000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário