terça-feira, 6 de novembro de 2012

Olhar Digital: Conheça os sites afetados pelos protestos do Anonymous

Olhar Digital: Conheça os sites afetados pelos protestos do Anonymous
 
Data marca o dia de Guy Fawkes e celebra o 'ciberativismo'. 
Vários endereços já foram alvo dos protestos 

Esta segunda-feira, 5 de novembro, está sendo movimentada no quesito segurança na internet. Isso porque é a data em que o grupo hacker Anonymousprometeu vários protestos ao redor do mundo. Desta forma, vários sites estão sendo derrubados ou desfigurados, mesmo que nem todos os ataques tenham ligação direta com o grupo.

À medida que os ataques vão acontecendo, o principal perfil no Twitter ligado ao grupo vai divulgando as notícias relacionadas.

Até o momento, o principal ataque foi contra o PayPal, de onde 28 mil senhas foram roubadas pelo grupo. Entretanto, a 'filial' mais ativa do grupo parece ser a australiana, que, por meio de seu perfil no Facebook já divulgou cerca de dez ataques a vários sites de menor expressão.

A data marca o aniversário da Conspiração da Pólvora de Guy Fawkes, na qual, em 1605, católicos armaram uma tentativa frustrada para assassinar o rei protestante Jaime I explodindo uma bomba no Parlamento Britânico. Esta história inspirou Alan Moore e David Lloyd a criarem a graphic-novel "V de Vingança", que, por sua vez, inspirou o grupo hacker.

Conheça alguns dos sites atacados até agora:

PayPal - O grupo alega que conseguiu roubar 28 mil senhas do site, que, no entanto, nega qualquer tipo de brecha de segurança.

CajaPopular.gov.ar - O site deste banco estatal da Argentina foi desfigurado e, até o momento, conta com um vídeo do Anonymous e um longo texto vermelho sobre um fundo preto.

Avukat.uyap.gov.tr e Uyap.gov.tr - Sites da justiça turca foram derrubados e desfigurados pela entidade.

Juntazambi.gob.ec - Site ligado ao governo equatoriano, referente a uma organização chamada "Junta Parroquial de Zambi", hackeado e desfigurado pelo Anonymous.

Ascensionaustralia.com.au, Qla.org.au e Playemiproductionmusic.com.au - Alguns dos sites atingidos pela 'filial' australiana do grupo.

NBC - O site da rede de televisão americana foi hackeado e desfigurado ainda no fim da noite de 4 de novembro. Entretanto, por meio do Twitter, oAnonymous negou ligação com o ataque, atribuído ao hacker 'pyknic'.

GagaDaily.com - Um site criado por fãs da cantora Lady Gaga também foi afetado pelo hacker 'pyknic' e foi restaurado pouco tempo depois.

Symantec - A empresa de segurança digital também teria sido afetada pelos ataques de 5 de novembro. A ação, no entanto, foi ligada a outro grupo hacker, o HTP, que não teria vínculo com o Anonymous.

ImageShack - O site de hospedagem de imagens é um dos serviços que foi atacado pela organização, que afirma já ter o controle dos seus servidores há anos. O ataque também foi liderado pelo HTP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário