sexta-feira, 1 de março de 2013

Codigo Fonte: Fujitsu apresenta protótipo de teclado que interpreta os movimentos do usuário


Tecnologia escaneia mãos do usuários

A japonesa Fujitsu apresentou na Mobile World Congress um protótipo de tecnologia, que rodava em um tablet, que permite que o usuário digite utilizando um teclado "sem teclado". A tecnologia funciona simplesmente reconhecendo o movimento das mãos do usuário.

O dispositivo utiliza a combinação de um software específico e a câmera frontal do tablet, e reconhece os gestos do usuário, convertendo os movimentos em digitação. Ao que parece, o recurso não vai necessitar de um gadget muito específico, pois estava rodando em um dispositivo genérico com Windows 8, durante a exposição.

Utilizar o dispositivo parece fácil, mas a tecnologia se mostra bastante complexa, pois exige alguma perícia para localizar a posição das mãos sobre o teclado - que não existe fisicamente, sendo apenas exibido na tela do tablet.

Porém, ainda há uma boa quantidade de otimização que precisa acontecer, antes que a tecnologia seja disponibilizada no mercado. Uma das dificuldades encontradas durante a apresentação do produto foi a diferenciação de usuários pelo tom da pele. Se, por um lado, é ótimo, pois permite que o dispositivo reconheça um único usuário enviando os comandos, por outro lado é ruim, pois caso seja necessário que outro usuário utilize o dispositivo, o sistema simplesmente não reconhece os comandos desse usuário - o que pode dificultar que os usuários experimentem a tecnologia em eventos, por exemplo.

A Fujitsu apresentou o conceito da tecnologia em 2011, e está planejando incluí-la em tablets e smartphones em um futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário