terça-feira, 7 de janeiro de 2014

COMPUTERWORLD: Três erros que devem ser evitados em projetos de nuvem



Infelizmente, histórias de sucesso de nuvem não são tão comuns como deveriam ser. Há projetos em nuvem que falham em grau épico. As causas, geralmente, podem ser rastreadas até questões simples que poderiam ser facilmente corrigidas. Para ajudar a mudar esse equilíbrio, abordar estas questões e aumentar suas chances de sucesso, aponto três cuidados fundamentais.

1. Não selecione os aplicativos errados

Ao mover as aplicações para a nuvem, você tem que considerar muitos fatores. Olhe para a idade da aplicação, como foi projetada, como o banco de dados está configurado, e até mesmo as interfaces com outras aplicações e bancos de dados. Tudo isso vai influenciar o desempenho do aplicativo na nuvem.

Encare os fatos: Nem todos os aplicativos são destinados para a nuvem. Muitos poderão exigir grande reformulação e recodificação, que acrescentam riscos e custos. Em muitos desses casos, não é rentável movê-los. Muitas organizações tentam migrar de qualquer maneira, e não conseguem. Não faça isso.

2. Evite o prestador único. Misture

O mundo é multicloud. Um único provedor normalmente não proporcionará o resultado final desejado. Provavelmente você terá que recorrer a um grupo de plataformas baseadas em nuvem. Embora a ideia de se deslocar para um único provedor seja certamente agradável, é improvável que um provedor só forneça a solução mais econômica ou até mesmo a mais eficaz.

Muitas empresas tentam encaixar pinos quadrados em buracos redondos, apenas para manter um provedor do qual gostam. É um mundo complexo, e implantações de nuvem requerem tipicamente muitos provedores de diferentes nuvem.

3. Faça a pergunta ou saiba a resposta para "O que é governança nuvem?" 

Muitas empresas esquecem esse ponto e não ficam impossibilitadas de governar suas nuvens de produção. O uso de plataformas de gerenciamento de nuvem (aka, CMPs), tanto de serviços quanto de recursos, é um requisito absoluto. Não importa se você tem uma nuvem pública ou uma implantação multicloud, certifique-se de que CMPs fazem parte do mix.

Estes sistemas permitem automatizar nuvens de produção em torno de segurança, provisionamento e escala, só para citar alguns pontos. Sem esses sistemas, os processos tornam-se personal-driven. Isso significa que, em algum momento, coisas muito ruins vão acontecer.

Fonte: LINTHICUM, DAVID . "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação." Computerworld. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2014/01/07/tres-erros-que-devem-ser-evitados-em-projetos-de-nuvem/ (accessed January 7, 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário