quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

G1 - Atrasado, app da Infraero mostra atividades dentro e fora do aeroporto


'Aeroperto' falha em oferecer opções dentro do tempo livre do usuário.
Aplicativos como Yelp e Foursquare oferecem indicações melhores.


'Aeroperto' é aplicativo da Infraero para apresentar
lugares dentro e fora do aeroporto a passageiros
(Foto: Divulgação/Infraero)

A Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou nesta terça-feira (18), em parceria com o serviço Trip Advisor, o aplicativo grátis "Aeroperto", que apresenta no smartphone do passageiro opções de atividades dentro de aeroportos e em um raio de 20 quilômetros de distância. O "app" é gratuito e tem versões para Android (acesse aqui) e iOS (acesse aqui).

Com base nos dados do Trip Advisor, o aplicativo lista todos os estabelecimentos localizados nos 63 aeroportos da Infraeroem todo o país e as opções existentes de lazer, gastronomia, compras, hotéis e serviços que estejam no entorno do terminal. O usuário ainda recebe alertas sobre check-in e embarque.

O app exige que o usuário indique em qual aeroporto está antes de sugerir locais para passar o tempo. No teste do G1, porém, o aplicativo falhou até em apresentar o ponto correto. Após pedir para usar a localização do smartphone, em vez de apresentar o aeroporto mais próximo, que seria o de Congonhas, em São Paulo, o programa indicou que o passageiro estava em Goiânia.

Depois de selecionar o aeroporto, é necessário informar o número do voo, se ele é nacional ou internacional, e o tempo disponível antes do embarque.

O aplicativo deveria informar locais mais próximos dependendo do tempo livre do usuário: caso tenha três horas livres, ele poderia, por exemplo, sair do aeroporto e ir a um restaurante perto; se o tempo disponível fosse apenas uma hora, poderia ir para um local no próprio aeroporto. Os testes feitos pelo G1 mostram que isso não acontece. Colocando que se tem uma hora livre ou cinco horas livres, ele dá as mesmas sugestões, fato que tira o propósito do "Aeroperto".

O tempo livre, contudo, serve para o app criar um contador que avisa quando está próximo do embarque. Como não pede nenhuma identificação do voo do usuário, ele não se conecta a rede da Infraero para informar se há algum atraso ou mudança de portão.

A Infraero chega tarde com seu novo aplicativo, já que apps como o Yelp, o Foursquare e o próprio Trip Advisor já fornecem informações sobre estabelecimentos próximos de onde o usuário está e são muito populares entre quem usa smartphones e tablets. Também já oferecem o serviço em português. Ao acessar estes aplicativos do aeroporto, é possível ver todas as atrações e estabelecimentos próximos e dentro do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário