terça-feira, 10 de junho de 2014

G1: Empresa de segurança cria lista com 11 pragas digitais para iPhone

Altieres Rohr

Dos 11 códigos, oito atacam apenas aparelhos com 'jailbreak'.
Android é líder em ameaças para celular.
A empresa de segurança Fortinet postou em seu blog um texto intitulado "malware para iOS existe". De acordo com o texto, postado nesta segunda-feira (9) pela pesquisadora Axelle Apvrille, há um total de 11 códigos maliciosos para dispositivos que rodam iOS, como os iPhones e iPads da Apple. Destes, 8 apenas podem ser instalados em aparelhos com "jailbreak", dois tratavam de um códigos-conceito, sem atividade maliciosa real, e dois que estavam na App Store foram removidos.

O iOS tem poucos códigos maliciosos quando comparado a outras plataformas móveis, como o Android, do Google, e o Symbian. Dados da própria Fortinet apontam que 96,5% de todas as pragas digitais para plataformas móveis atacam sistemas Android, no qual, diferente do iOS e do Windows Phone, é possível instalar aplicativos fora da "loja oficial" do sistema.

Como a maior parte das pragas ataca somente aparelhos que foram desbloqueados com "jailbreak", essas ameaças normalmente não são mencionadas por empresas de segurança.

Os códigos para iOS apontados pela Fortinet realizam diversas atividades, como roubo de senhas e contas bancárias, encaminhamento automático de torpedos SMS, redirecionamento de anúncios e discagem de números "premium", que dependem de números específicos e têm funcionamento limitado por região.

O primeiro código na lista da Fortinet foi detectado em junho de 2009 e foi provavelmente criado na Rússia. O mais recente é de abril deste ano e tem origem chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário