quarta-feira, 10 de setembro de 2014

G1: Estudantes do Ifal criam aplicativo que informa cardápio e organiza refeitório


Programa para smartphone também permite troca de dados nutricionais.
Ferramenta tem como objetivo evitar desperdício de alimentos.

Um grupo de cinco alunos do curso de informática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) desenvolveu um aplicativo para smartphones e tablets que pretende melhorar a comunicação entre o serviço do refeitório da instituição e os alunos que o utilizam. É a ferramenta Nutrição Total.
Aplicativo pode ser baixado em sistema Android e utilizado no navegador do iOS 

Para realizar refeições na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do Ifal, os alunos precisam, além de possuir um cadastro, fazer agendamento de refeições. Foi pensando nisso que surgiu o aplicativo.

"Criamos o aplicativo para ser usado em refeitórios em geral, mas tivemos como base o SANE [Setor de Alimentação e Nutrição Escolar], refeitório aqui do Ifal. Existem diversas funções, mas a principal é facilitar o controle das nutricionistas em relação ao refeitório e também a comunidade dos alunos, das pessoas que utilizam o local", relata um dos designers do projeto, Murilo Ventura, de 17 anos.

Segundo ele, a ferramenta tem como grande característica a praticidade já que não será necessário ir até o refeitório para agendar o almoço, pois isso poderá ser feito pelo celular.
Grupo Septo Mobile desenvolve aplicativo para melhorar serviço de refeitório 

De acordo com um dos desenvolvedores da ferramenta, Victor Aurélio, 17, a ideia é melhorar a função do refeitório em instituições ou empresas, por isso pretendem desenvolver o aplicativo para que ele também possa funcionar fora do Ifal.

"A gente percebe que, hoje em dia, nas diversas universidades e até mesmo empresas, muitas pessoas necessitam desses refeitórios comunitários e, na maioria das vezes, o serviço nutricional não funciona da melhor forma. Como o aplicativo possibilita avaliar qual comida é melhor, qual comida está sendo jogada fora etc., você vai reduzir esse desperdício e melhorar o custo. É um dinheiro que pode ser investido em outras coisas", expõe o estudante ao enfatizar que o Nutrição Total ainda é recente e que, antes de expandi-lo, será necessário estudar o desempenho e aceitação na instituição em que estudam.

Funcionamento
O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para sistemas Android, porém também pode ser acessado na versão web. Para se cadastrar é preciso fornecer o nome e número da matrícula do estudante, pois ainda é restrito aos alunos do Ifal.
Aplicativo possui funções práticas de avaliação e
dicas 
A ferramenta disponibiliza a função 'Cardápio', onde os usuários podem ter acesso às opções de refeição ao longo da semana, e é atualizado pelo setor de nutrição da instituição. Além das funções 'Avaliação', que permite que os alunos avaliem a qualidade da comida e do atendimento, e 'Dicas' onde os estudantes poderão conferir orientações nutricionais para melhorar a alimentação.

Desenvolvedores
Formado por Murilo Ventura, 17, Lucas Lima, 18, Dayvson Sales, 17, Victor Aurélio, 17, Jonatas Rodrigues, 17, e o professor e coordenador Edson Camilo, o grupo de estudos Septo Mobile surgiu em dezembro de 2013 após um evento de tecnologia realizado na instituição. Mais recentemente, o grupo conseguiu a chance de participar do evento Startup Weekend, em Palmeira dos Índios, com dois aplicativos premiados: Nutrição Total e Ouvido Absoluto.

Com apenas um dia de lançamento, o Nutrição Total já possuía 74 usuários e, apesar de ainda estar em fase de testes, já agradou alguns estudantes. "Tem várias dicas de como montar um prato saudável, de que 50% do prato tem que ser de verduras e legumes cozidos, por exemplo, então é bastante interessante", conta o estudante e usuário do refeitório, Jonas Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário