segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Olhar Digital: Instagram sai do ar temporariamente, mas serviço é restabelecido


O Instagram saiu do ar na tarde desta quinta-feira, 28, mas retornou cerca de uma hora depois. Não houve muitas informações sobre o ocorrido, mas duas ferramentas de verificação confirmaram o problema.

No "Is it Down Righ Now?" consta que o site está fora do ar no mundo todo, enquanto o "Down for Everyone or Just Me" atesta a situação.

Sem explicar exatamente o que aconteceu, a empresa usou o Twitter para informar que passa por problemas técnicos, mas adiantou que trabalha para resolvê-los. 


Instagram is experiencing some technical issues. We're aware and working on a fix.— Instagram (@instagram) 28 agosto 2014

Internautas também partiram para a rede de microblogs para reclamar sobre o problema, que afeta o site e o aplicativo do Instagram.













Olhar Digital: Impressora portátil para smartphones chega ao Brasil por R$ 900


A Fujifilm lança em outubro no Brasil a Instax Share SP-1, impressora portátil que imprime imagens diretamente do smartphone. O aparelho, que chega por R$ 900, atua como um hotspot Wi-Fi e é compatível também com tablets que rodem iOS ou Android.

Para utilizar o dispositivo, basta instalar o app no celular, que funciona como uma espécie de editor de imagens. O usuário pode escolher efeitos e modelos de edição, inserir data, hora, localização e condições do clima no arquivo. Depois é só selecionar a impressão, que será enviada via Wi-Fi.

A foto impressa tem 5x8 cm, equivalente a um cartão de crédito, e pode registrar até 256 níveis por cor (RGB). Para imprimir, o produto utiliza um obturador de cristal líquido e LEDs que controla a luz. Ao contrário do que acontecia com as antigas câmeras instantâneas, não é necessário assoprar a foto. A impressora suporta até 10 fotos por vez.

IdgNow: GoDaddy quer conquistar a web para pequenas e médias empresas brasileiras

Silvia Bassi

Empresa americana, que administra mais de 57 milhões de sites globais, iniciou operação local em dezembro. Brasil é prioridade para 2014
A empresa americana GoDaddy, especializada em registro de domínios de internet, hospedagem de sites e fornecimento de certificados SSL, é conhecida não só pelos seus serviços mas também pelos seus comerciais divertidos, que incluem gente famosa como a corredora de Nascar Danica Patrick, e o o ator Jean-Claude Van Damme.
Com uma operação iniciada em dezembro no Brasil, a GoDaddy trouxe para o país as mesmas práticas de preços baixos para registro de domínios e hospedagem de sites de internet, com foco primário em pequenas e médias empresas. "O Brasil é um mercado maduro em internet e as empresas precisam ter um site consistente para prosperar na economia digital", diz Cristiano Mendes, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócio da GoDaddy Brasil.

"O Brasil tem 3,1 milhões de domínios registrados, mas tem 6,1 milhões de PMEs, portanto acreditamos que o número pode crescer muito com essas empresas", afirma Mendes. O executivo explica que os primeiros seis meses de atividade no país estão sendo usados para identificar as necessidades do brasileiros e como adequar o leque de produtos disponíveis no exterior para o mercado local.

A estrutura no Brasil é semelhante à oferecida em outros locais do mundo. Clientes podem adquirir on-line todos os produtos (registrar domínios , hospedagem de sites, obter certificados SSL) no site em português (br.godaddy.com) e participar do Clube de Desconto de Domínios, economizando até 63%. 

Novos domínios

Além do conhecido com.br, que é o domínio mais usado no país, a GoDaddy oferece 1016 alternativas de categorias de domínios para registro, tendo incluído recentemente 32 novas categorias na sua lista de opções, e 25 categorias ainda em fase de pré-registro (como por exemplo .digital; .gratis; .press).

A ferramenta de busca de domínios da GoDaddy utiliza um mecanismo de inteligência artificial que, segundo Mendes, sugere nomes alternativos de domínio dentro do contexto em que possivelmente o usuário quer registrar seu site, no caso do nome escolhido já estar ocupado. 

Outra prática é oferecer o registro do mesmo nome em várias categorias, garantindo para o usuário presença internacional e outras alternativas de presença. Nesse caso, o custo é reduzido, para tornar a oferta mais atraente.

Leilão de domínios

Uma prática comum nos EUA mas ainda pouco disseminada aqui é investir em domínios, ou seja, registrar vários nomes e depois oferecer esses domínios para empresas interessadas. A GoDaddy está trazendo os leilões e é possível comprar ou vender domínios por valores que vão de lances livres iniciais de US$ 10 até pequenas fortunas como gotequila.com, por US$ 1,5 milhão.

Para participar dos leilões é preciso se registrar e pagar uma taxa anual de US$ 4,99 por item registrado. Se for vendido, a GoDaddy fica com 10% do valor obtido (mínimo de US$ 5).

Novos negócios

A companhia também oferece serviços de montagem e hospedagem de sites, e a categoria de e-mail profissional e ferramentas de negócios, que entrega em parceria com a Microsoft via Office 365. Os novos serviços já respondem por 44% da receita da companhia, segundo dados informados por ela no prospecto entregue em meados de agosto à Security Exchanges Commission (SEC) por conta do IPO da companhia que está próximo de acontecer.

De acordo com os documentos, a GoDaddy fechou os primeiros seis meses de 2014 (30 de junho) com crescimento de 22% na receita, com relação ao ano anterior, atingido US$ 658,7 milhões. A GoDaddy tem sede no Arizona (EUA). Ela gerencia mais de 57 milhões de nomes de domínios, tem mais de 12 milhões de clientes em todo o mundo e mais de 6 milhões de sites publicados. 

Os data centers da GoDaddy incluem 35.000 servidores e meio bilhão de e-mails são processados ​​por dia , com cerca de 75 milhões sendo entregues depois de filtragem de spam.

Olhar Digital: Análise: Lumia 930 é um Windows Phone que une desempenho e elegância


Renato Santino

Será difícil desvincular os Lumias da marca Nokia, mas aos poucos a Microsoft começa a tomar conta da linha, por mais que a traseira dos aparelhos ainda diga “Nokia”. É o caso do Lumia 930, o primeiro top de linha lançado depois da conclusão da fusão das duas gigantes e que forma um excelente Windows Phone, o melhor já lançado com uma tela em um tamanho que permita que o aparelho não seja classificado como “phablet”.
O aparelho chegou recentemente ao mercado brasileiro surpreendendo. Isso porque, como qualquer top de linha ele é caro, R$ 1,9 mil. No entanto, comparado com aparelhos como o Galaxy S5, o LG G3, Xperia Z2 e iPhone 5s, ele é o modelo mais barato da categoria, o que chama a atenção. E ele não deve em nada a outros smartphones de sua faixa de preço e até mesmo para outros mais caros.

Construção
O aparelho é sólido, melhor palavra para definir 930. A Nokia tem investido em celulares formados por um corpo único há alguns anos entre seus tops de linha, mas nenhum deles é tão elegante quando o seu novo modelo, com laterais metálicas, mas traseira em plástico (policarbonato), bastante agradável ao toque. Ele ganhou um aspecto meio “iPhone”, porém, bem retinho nos cantos, contra os tradicionais cantos arredondados da Apple.


Se você leu nosso review sobre o Xperia Z2 vai lembrar que apesar de elogiarmos o aparelho, criticamos um pouco sua ergonomia, principalmente com seus cantos retos que chegam a ser pontudos e incomodam. O Lumia 930 não tem pontas tão agudas assim, e o fato de ser um pouco mais “gordinho” também gera mais conforto na hora de segurar o celular. O material da traseira também ajuda no conforto.

Durante nossos testes, um pequeno detalhe chamou muito a atenção no aparelho. O Lumia 930 não depende da famigerada “chavinha” para abrir o espaço para o chip SIM, como já virou normal nos aparelhos de corpo único. É muito fácil abrir e fechar, e a plaquinha não fica se soltando no dia-a-dia, conforme testamos.

Infelizmente, porém, ele pode ser considerado um pouco mais pesado do que o padrão para aparelhos da sua categoria, mas não é algo que chegue a fazer diferença na experiência de uso, embora a diferença seja significativa. Outro ponto fraco é a ausência de um slot para cartão microSD, ligeiramente compensada por um armazenamento interno um pouco maior que o normal: 32 GB.

Tela
O 930, assim como seu irmão maior, o Lumia 1520, possui uma tela com resolução Full HD (1920x1080). A diferença é que a tela do 930 é muito menor, de 5 polegadas, gerando uma taxa muito superior de pixels por polegada. O resultado disso na experiência de uso é muito bom, com os blocos dinâmicos parecendo mais definidos do que nunca.

O destaque fica para o brilho, que causa uma sensação interessante ao ver todas as cores da tela inicial do Windows Phone ao mesmo tempo. O brilho é tão forte que é capaz de garantir boa visibilidade até em situações de extrema luminosidade como um dia muito ensolarado, o que é algo a se considerar.

Câmera

A Nokia/Microsoft não erra quando o assunto são câmeras, pelo menos nos seus tops de linha. Na verdade, nos últimos anos, a empresa tem especializado em lançar aparelhos que são uma câmera antes de serem um celular, como o Lumia 1020. Outros modelos, como o 1520, ainda precisavam de um pequeno volume extra traseiro para comportar a tecnologia.

Neste sentido, o 930 pegou o melhor dos dois mundos, seguindo a tradição de câmeras com a tecnologia PureView, da Nokia, mas sem o volume traseiro, indicando que a tecnologia usada pela empresa está amadurecendo. Em recursos, porém, nada que seja novo ou destacável em relação ao Lumia 1530, por exemplo. Também não há o zoom incrível existente no 1020, com seus 41 megapixels.

Desempenho
O aparelho também vem com configurações compatíveis com os principais e mais potentes concorrentes do mercado, com o Snapdragon 800 com quatro núcleos trabalhando em 2,2 GHz, 2 GB de memória RAM, mais do que suficiente para rodar com tranquilidade o Windows Phone e basicamente todos os aplicativos disponíveis na loja da Microsoft.

Vale observar que, até pouco tempo, a empresa tinha um controle muito rígido dos aparelhos que rodavam seu sistema operacional, resultando em pouca variação de hardware com no máximo 1 GB de RAM e um processador Snapdragon S4 dual-core já bastante defasado. Assim, a maioria dos apps disponíveis para WP foi otimizada para rodar em especificações muito inferiores, então você não deverá sofrer nenhum engasgo com o aparelho.

No entanto, foram observados alguns problemas incômodos neste sentido. Durante uma sessão leve de uso, basicamente usando apenas internet por Wi-Fi, o aparelho começou a esquentar inexplicavelmente, muito mais do que seria natural em uma situação do tipo. Talvez o corpo metálico tenha ajudado a propagar o calor, mas não existe realmente uma explicação plausível. Fica o aviso: o Lumia 930 esquenta.

Em relação a bateria, as notícias não são excelentes. O aparelho, infelizmente, não deu a mesma resposta positiva que outros modelos da linha Lumia, principalmente por concentrar muito poder de processamento em pouco espaço, que, como sabemos, significa também uma bateria menor. Com bastante uso, provavelmente ele deve chegar ao final do dia necessitando urgentemente de uma recarga, mas pelo menos durante o dia ele não deixar o usuário na mão, ao menos.

Conclusão
Na hora de falar sobre um smartphone da Nokia, vale sempre lembrar que ele vem com o Windows Phone que, infelizmente, ainda não é para todos os públicos. Embora o sistema em si seja estável, fácil de usar e seguro, o ecossistema ainda peca pela falta de opções, principalmente na disponibilidade de aplicativos.

É sempre necessário fazer esta ressalva. A Microsoft tem diminuído o atraso neste sentido em relação a iOS e Android, mas ainda há um caminho longo pela frente. Nem tanto pela quantidade de apps, mas pela qualidade. Um exemplo básico é o aplicativo do Facebook, que está muitíssimo atrasado em relação às plataformas rivais; há inúmeros outros exemplos, como o Instagram, ainda em beta, e o Twitter, também com inúmeros recursos a menos, para citar apenas os serviços mais populares.

Por isso, o WP não é para quem gosta de curtir todos os aplicativos da moda e os lançamentos da última semana. Quem não se importa com isso e só quer curtir um sistema operacional de qualidade, como é o produto da Microsoft, não deve se importar com a situação.

O Lumia 930 é a escolha ideal para quem quer o melhor desempenho em um Windows Phone mas não curte um aparelho muito grande. Ele conta com todas as especificações excelentes do 1520, mas em um formato bem menor, muito mais palatável pela maioria do público. No entanto, há quem não se importe ou até prefira os aparelhos grandes. Neste caso, é melhor ficar com o 1520 que, no entanto, é mais caro.

Nos nossos testes, o aparelho se saiu bem em quase todos os quesitos, com apenas alguns problemas de aquecimento e consumo de bateria acima do esperado, mas no geral, o Lumia 930 é um excelente aparelho que merece sua atenção.


IdgNow: Facebook testa buscas móveis para postagens antigas


O recurso permite que os usuários pesquisem por Páginas e por mensagens já vistas anteriormente
O Facebook está testando uma maneira de permitir que usuários de seus aplicativos móveis, nas plataformas Android e iOS, possam fazer buscas por mensagens antigas, compartilhadas no passado.

A ferramenta é projetada para permitir que os usuários usem palavras-chave para pesquisar por conteúdos difíceis de serem localizados com o passar do tempo.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para um grupo pequeno usuários. O Facebook não disse se e quando pretende torná-lo padrão para todos os seus bilhões de usuários.

Só mensagens e páginas públicas podem ser localizadas. Conteúdos publicados como privados não estarão acessíveis.

Hoje já é possível usar a busca do Facebook para localizar pessoas, empresas, lugares e interesses, mas encontrar mensagens específicas é uma tarefa difícil, se não infrutífera.

O teste representa um esforço da rede social em melhorar a busca nas plataformas móveis, como já vem fazendo com a busca na plataforma Web.

No início do ano passado, a rede social lançou uma versão beta da Graph Search, projetada para permitir que as pessoas pudessem pesquisar conteúdos com base em suas conexões, através de perguntas e filtros, em vez de palavras-chave.

O Facebook tem expandido o alcance da Graph Search, lentamente. Em setembro passado, passou a incluir mensagens e atualizações de status, além do conteúdo do perfil.

A utilidade de suas ferramentas de pesquisa depende da capacidade do Facebook de indexar a grande quantidade de publicações feitas por seus usuário.

A notícia do teste foi publicada nesta quinta-feira, pela Bloomberg.

IdgNow: Positivo lança Duo ZX 3000, um 2 em 1 destacável, e novo tablet Android


O Duo ZX é o primeiro "combinado" de teclado e tela touch destacáveis da Positivo. Equipamentos utilizam processadores Intel® Atom™ Quad-Core
A Positivo Informática anunciou hoje novos equipamentos da sua linha de dispositivos móveis já mirando o final do ano e 2015. Uma das novidades é o Positivo Duo ZX 3000, primeiro produto da Positivo na categoria 2 em 1 que oferece um "combinado" de teclado e tablet destacáveis, com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque. 

O equipamento será comercializado a partir de novembro ao preço sugerido de R$ 999. Ele utiliza processador Intel® Atom™ Z3735G (Quad-Core) e sistema operacional Windows 8.1. O Duo ZX, no layout notebook (teclado e tela acoplados) oferece teclado em português, touchpad e uma porta USB convencional. No layout tablet a tela touch pode ser usada fechada sobre o teclado ou destacada dele.

O Duo ZX tem capacidade de armazenamento de 16GB (expansíveis a 64 GB com cartão SD), 1GB de memória RAM, conectividade Wi-Fi b/g/n e Bluetooth 4.0 LE, duas câmeras, sendo que a traseira é de 2 megapixels, e porta micro HDMI, que permite ligá-lo na TV para exibir imagens de alta definição e áudio digital. O equipamento também inclui assinatura de um ano gratuita do Microsoft Office 365 e 1 TB de espaço de armazenamento em nuvem no OneDrive da Microsoft.

Maurício Roorda, vice-presidente de Marketing e Produto da Positivo Informática, disse durante a coletiva de mídia para o lançamento do produto que a proposta da empresa continua ser oferecer "tecnologia de qualidade, design refinado e preços acessíveis para o consumidor". “Nos orgulhamos porque a marca Positivo faz parte da vida dos brasileiros há 25 anos, e nosso objetivo é continuar presente em todos os momentos, seja quando estão trabalhando ou na hora do lazer, com os amigos e a família”.

Tablet Android

A Positivo também anunciou hoje um novo modelo de tablet de 7,85 polegadas, o Positivo Mini Quad, que vai utilizar processador Intel® Atom™ Z3735E (Quad-Core). O tablet tem acabamento em branco e prata, tela de 7,85 polegadas IPS, sistema operacional Android 4.2, teclado customizado para o português, armazenamento de 8GB (expansível a até 32 GB com micro SD); , conectividade Wi-Fi b/g/n e Bluetooth 4.0; portas micro USB e mini HDMI, câmera traseira de 5 megapixels e câmera frontal VGA. 

Com licenciamento oficial do Google, o Mini Quad apresenta todos os conteúdos e serviços, incluindo a Google Play, com mais de 1 milhão de aplicativos disponíveis para download. Os mais procurados já vêm embarcados, entre eles Facebook e Skype. O tablet Positivo Mini Quad começa a ser vendido no varejo a partir de setembro pelo preço sugerido de R$ 599, com certificação da Anatel e garantia de um ano. Com o lançamento a empresa passa a ter seis modelos de tablets à venda no Brasil.

"Esse produto não está voltado para o mercado de entrada. Ele é um produto de alta performance, nosso topo de linha, oferecido a preço competitivo no varejo", diz Roorda. O executivo explica que a opção pelo Android 4.2 deve-se ao fato dele apresentar alta performance já otimizada para a plataforma Intel. Segundo Roorda, a Positivo deverá oferecer em breve o upgrade para o Android 4.4 (Kit Kat), que também terá otimizações de segurança para uso no mercado corporativo.

Apoio Intel

O lançamento da Positivo teve participação da Intel, que está trabalhando junto aos grandes players de hardware para garantir a execução de suas prioridades estratégicas: crescer a presença de seus processadores no mercado de tablet e no mercado de equipamentos 2 em 1.

Segundo David González, que assumiu em agosto a direção geral da Intel para o Brasil, até o final do ano o mercado brasileiro terá 23 produtos na linha de 2 em 1 com plataforma Intel, contra apenas 3 em 2013. No segmento de tablets, González diz os 11 modelos disponíveis até agora deverão aumentar para 20 modelos até o final de 2014.

“A tendência de crescimento que observamos para os 2 em 1 nos mostra que o mercado está aberto para receber produtos inovadores. E é isso que este lançamento traz, inovação no modelo de uso, versatilidade e um posicionamento muito competitivo, combinando desempenho com um preço atrativo”, comenta González. “Estamos muito honrados por reforçar ainda mais nossa parceria com a Positivo Informática, trazendo novas tecnologias para o consumidor brasileiro através de um importante fabricante local”,.

Folha de São Paulo: Aplicativo substitui endereços e coordenadas por trincas de palavras


ANDERSON LEONARDO

E se você pudesse informar alguém sobre o local onde mora ou um ponto de encontro apenas lhe enviando uma combinação única de três palavras, em vez de endereços ou coordenadas de GPS?

A start-up britânica what3words tem um serviço de mapas –para tablets, smartphones e navegadores–, que objetiva ser um sistema de geolocalização através do qual as pessoas possam se comunicar mais facilmente.
Para isso, a empresa dividiu o mundo em 57 milhões de quadrados de 3 metros de área. Cada um deles recebeu um "endereço" novo, constituído de uma trinca única de palavras aleatórias –que nada tem a ver com o local.

Por exemplo, a entrada da catedral da Sé, no centro de São Paulo, se situa em moro.britto.jogue. Já o o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, fica 
App what3words visto no navegador; endereço e coordenadas dão lugar a trincas de palavras aleatórias


"As coordenadas de GPS são ótimas quando se busca precisão, mas é muito difícil para os seres humanos se comunicarem através delas", disse Chris Sheldrick, cofundador da empresa iniciada em 2013, à Folha por e-mail.

"Criamos o what3words para ser um sistema ao mesmo tempo preciso, memorável e fácil de ser transmitido em qualquer forma de comunicação –nem as coordenadas nem os endereços postais atendem a todos esses requisitos."

Através de um dispositivo móvel –ou até mesmo do relógio inteligente Pebble–, o usuário verifica sua localização e envia um link para a pessoa que está aguardando. Ela, por sua vez, pode abri-lo no smartphone, no tablet ou num navegador.

O what3words também oferece o recurso OneWord, com o qual é possível adquirir, por a partir de R$ 3,10 anuais, um desses quadrados imaginários e lhe dar um endereço personalizado, de apenas uma palavra.


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Eleições 2014: Ferramenta revela pedidos de remoção de conteúdo feitos por candidatos | IDG Now!

Eleições 2014: Ferramenta revela pedidos de remoção de conteúdo feitos por candidatos | IDG Now!:

Os casos de censura judicial aumentam durante o período de eleições, quando candidatos tentam evitar que portais, redes sociais, blogs e publicações on-line noticiem informações que consideram negativas a suas candidaturas.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Google, lançam hoje o Projeto Eleição Transparente, que permitirá ao visitante do site www.eleicaotransparente.com.br mapear partidos e candidatos que estão solicitando remoção de conteúdo em sites, blogs, contas de redes sociais de veículos de imprensa e empresas de internet.


O projeto conta com informações disponibilizadas por várias empresas de comunicação brasileiras, incluindo Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, UOL, Agora, Zero Hora, Gazeta do Povo, Diário do Grande ABC, O Tempo, Jornal do Commercio (AM), A Gazeta (ES), o Google, além de Ibope, Datafolha, ANJ, Instituto Palavra Aberta, Instituto Methodus (RS) e Coletivo Intervozes. A base de dados é alimentada diretamente pelos representantes legais das empresas parceiras, que se cadastram no site e preenchem um formulário com detalhes sobre a notificação judicial.

“Muitas empresas foram convidadas a participar”, comenta José Roberto de Toledo, presidente da Abraji, lembrando que o Facebook foi uma delas mas, até o momento, não demonstrou interesse pelo projeto. “Estamos só no início, e quanto mais veículos enviarem informações, melhor”, afirma Toledo, ressaltando que muitas empresas preferem não criar atritos com a Justiça Eleitoral. Mas a expectativa é de que as adesões cresçam com o desenrolar da campanha. O contato de empresas interessadas em participar do projeto pode ser feito através do próprio site.

“Queremos expor as tentativas de impedir o direito do eleitor de ter acesso à informação, e mostrar quais são os partidos e candidatos que mais costumam fazer isso. Isso também é uma informação importante para o cidadão”, afirma Toledo. O sentimento da Abraji é o de que está crescendo a judicialização como tentativa de evitar a publicação de informações relevantes para o eleitor e o cidadão.

O Facebook emitiu uma nota oficial na qual afirma que “segue avaliando o projeto da Abraji, mas esclarece que as informações sobre processos eleitorais são normalmente públicas e podem ser acessadas, via de regra, por meio dos sites dessas instituições”.

A expectativa do Google e da própria Abraji é de que esse banco de dados possa se tornar um sistema de acompanhamento permanente de pedidos de retirada de conteúdo, independente da Eleição, já que os sites dos tribunais não foram pensados para consultas por parte dos advogados e profissionais de direito.

No site www.eleicaotransparente.com.br é possível filtrar os dados e visualizar os pedidos de censura por candidato, unidade da federação, partido ou, ainda, por empresas que foram alvo das notificações. Aprofundando a busca, o site remete para a Justiça Eleitoral, para o documento da ação. “Evitamos colocar o trecho ou o conteúdo que foi objeto do pedido de remoção para evitar que a própria ferramenta fosse alvo de processos”, explica Toledo.

Ainda em desenvolvimento, o site ganhará novos recursos nas próximas semanas, como rankings de empresas que mais receberam ordens judiciais, candidatos que mais pediram remoção, de estados que mais geraram processos, etc e um gráfico temporal de quantos novos processos estão sendo feitos por semana.

A intenção é facilitar o acesso da sociedade a informações públicas, disponíveis no site do TSE e dos TREs, de forma organizada.

O projeto foi financiado pelo Google, que desembolsou R$ 120 mil para o desenvolvimento da ferramenta, e é coordenado pela Abraji.

O interesse do Google é dar visibilidade aos seus usuários de que determinados conteúdos foram removidos por ordem da Justiça. E defender a liberdade de expressão. “Entendemos que informação se combate com mais informação e não com censura”, afirma Fabiana Siviero, diretora jurídica do Google Brasil.

Não por acaso, o Google é hoje a empresa que recebeu o maior número de pedidos de remoção de conteúdos: 64 dos 71 já registrados na base de dados. Os maiores alvos entre as plataformas Google são os blogs e o Youtube.

Os pedidos de remoção imediata de conteúdo, sob a forma de liminares, já causaram muita dor de cabeça ao Google, desde os tempos do Okurt. Nas últimas eleições municipais, inclusive, houve um pedido de detenção do diretor presidente do Google Brasil para prestar esclarecimentos sobre a acusação de crime de desobediência, por ter descumprido uma ordem de remoção. Este ano, a Justiça eleitoral deixou ainda mais claro na regulamentação eleitoral que suas liminares com ordens de remoção devem ser cumpridas sem direito a recurso.

“Isso é relevante para nós, porque o Google ficou impossibilitado de recorrer dessas decisões. Tem cumprido todas elas e retirado os conteúdo do ar. Mas a gente julga importante que os usuários saibam que esse conteúdo foi retirado do ar por ordem da Justiça”, diz a executiva. “A gente cumpre, mas isso não que dizer que a gente concorde com a decisão, muitas vezes”, explica.

Por isso o Google continua procurando debater as ordens de remoção, apresentando defesa para conteúdos que considera protegidos pela liberdade de expressão. “Mas muitas vezes as decisões revertendo as ordens de remoção podem acontecer muito depois de outubro, quando aquela informação já deixou de ser relevante para o eleitor, e se tornou algo folclórico, talvez”, afirma Fabiana Siviero.

Muitas vezes, mais importante que o direito de falar é o direito de ouvir, segundo o Google. Claro, resguardados os devidos limites legais e dos termos de uso de todas as plataformas da empresa.

Fabiana Siviero não acredita que a maior judicialização percebida este ano já seja um reflexo do Marco Civil da Internet. Embora, de fato, a nova legislação requeira uma judicialização na hora do conflito, na opinião da diretora jurídica do Google Brasil O Marco Civil ainda é muito pouco conhecido pelas pessoa. “Acredito que o que vemos hoje seja reflexo de uma questão cultural mesmo”, diz.

A expectativa do Google é de que o pêndulo, hoje no extremo da exigência da remoção imediata, possa em algum momento entrar em equilíbrio e a informação possa fluir mais livremente.

Fonte: ""Eleições 2014: Ferramenta revela pedidos de remoção de conteúdo feitos por candidatos." IDG Now!. http://idgnow.com.br/blog/circuito/2014/08/27/eleicoes-ferramenta-revela-pedidoremocao-de-conteudo/ 

Jovens brasileiros veem a Internet como ponte para o empreendedorismo - IDG Now!

Jovens brasileiros veem a Internet como ponte para o empreendedorismo - IDG Now!:

O jovem brasileiro conectado acredita no potencial da internet no desenvolvimento de projetos, no estímulo à inovação e no desenvolvimento da carreira profissional. É o que revela o estudo Juventude Conectada, realizado pela Fundação telefônica, em parceria com o Ibope Inteligência, Instituto Paulo Montenegro e Escola do Futuro – USP, com o objetivo entender o comportamento do jovem brasileiro na era digital.

O empreendedorismo e o ativismo ganharam maiores destaques por diferentes razões. O ativismo juvenil, no contexto da mobilização pela internet, constitui fenômeno recente não apenas no Brasil, mas em todo o mundo e por isso mesmo ainda carece de estudos sociológicos e antropológicos. Já o empreendedorismo aparece como fator dominante para a realização profissional, social e afetiva da juventude dos dias de hoje.

Dos jovens pesquisados, 51% entendem que é possível ganhar dinheiro trabalhando ferramentas da internet, entretanto, apenas, 34% pensam em usar a internet para desenvolver um negócio próprio. 


Quando perguntados sobre a possibilidade de empreender nos próximos 5 ou 10 anos, 40% disseram que pretende empreender em cinco anos e 60% em dez. "A justificativa é a de que querem trabalhar um pouco primeiro, para se capitalizar e depois empreender", comenta a presidente da Fundação Telefônica Vivo, Gabriella Bighetti. Muitos estão interessados em formas de empreender que só a Internet permite. "E eles também acreditam na internet como forma de financiar o empreendedorismo, através de iniciativas de crowdfunding", diz a diretora da entidade.

Iniciada em maio de 2013, a pesquisa entrevistou 1.440 jovens, da classe A à D, de todas as regiões do Brasil, entre 16 e 24 anos. Diversas metodologias foram utilizadas, incluindo entrevistas presenciais; seis grupos de discussão; análise em profundidade com oito especialistas e monitoramento de navegação na internet por 10 jovens, através de um software chamado e-meter. Foram selecionados quatro eixos de investigação: educação, ativismo, empreendedorismo e comportamento.

Hábitos
Os resultados apontam que 71% dos jovens utilizam o celular para acessar a internet _ 42% afirmam que o celular é o equipamento mais usado para o acesso. E acessam o tempo todo, várias vezes por dia. Principalmente, as redes sociais (58%).

Uma atividade bastante disseminada entre os jovens é criar e/ou postar conteúdos digitais como música, imagens, vídeos, fotos e filmes: 48%o fazem mais de uma vez ao dia, diariamente ou quase todos os dias e 24% o fazem pelo menos uma vez por semana.

Embora o uso de smartphones seja o terror de alguns professores em sala de aula, 53% dos entrevistados afirmam que a internet melhora o relacionamento entre alunos e professores. Mas apesar de familiarizados com a tecnologia, a maioria dos jovens declarou aprender mais em aulas presenciais do que à distancia. Pesquisar informações em geral, buscar suporte ou serviços online é o terceiro grupo de atividades realizadas na internet.

Para se comunicar com a geração Y, é mais fácil usar as redes sociais ou mensagens instantâneas (45%), pois apenas 35% ainda fazem uso do e-mail.

Para 49% dos entrevistados, a internet mudou o hábito de buscar informações. O recorte aponta, ainda, que os assuntos mais procurados são cultura e esporte.



A juventude nordestina se destacou em vários aspectos. "O jovem nordestino é mais informado, mais preocupado com a segurança online e mais consciente no uso da tecnologia", comenta Gabriella Bighetti. "Faz um uso mais profundo dela que os demais".

Ativismo
A pesquisa aconteceu durante as manifestações que ocorreram em todo o Brasil em 2013. Os números mostram um jovem engajado virtualmente e mobilizado para ir às ruas por meio das redes sociais. Para 44%, a internet contribui com o aumento da visão crítica dos jovens e 41% somente participaram de mobilizações sociais por causa de amigos (convites via redes sociais).

O Facebook foi a principal ferramenta de mobilização utilizada pelos jovens durante as manifestações (89%), seguido do e-mail (29%) e do Twitter (27%).

O uso do Facebook como ferramenta de mobilização e de participação social adquiriu sua máxima expressão no nordeste brasileiro (96%), e ainda mais intensamente nas capitais da região, onde 100% dos jovens pesquisados que se envolveram com manifestações públicas declaram ter utilizado a ferramenta. A segunda região neste ranking foi a Norte (95%), principalmente para os jovens moradores das capitais (98%), e a terceira foi a Sul, com envolvimento de 91% dos jovens e de 100% dos moradores das capitais.

Já o uso mobilizador do e-mail foi mais intenso na região sul (32%), com maior destaque relativo concentrado junto aos moradores das cidades do interior (42%). O Twitter, por sua vez, destacou-se para os jovens do Nordeste (38%) como ferramenta de mobilização e participação social com destaque sensivelmente acentuado junto aos habitantes das capitais (42%). Também se destacou para a região Sul (34%), mas nesse caso, o maior destaque relativo ficou com os moradores das cidades do interior (42%).

A pesquisa completa está disponível na forma de e-book, no site do Ria Festival 2014, evento que a Fundação Telefônica realiza dias 27 e 28 de agosto, em São Paulo, e que discutirá as transformações que a era digital traz para o mundo. "Esperamos que a sociedade use para pensar em políticas voltadas para esses jovens", afirma Gabriella Bighetti.

A intenção da Fundação Telefônica é repetir o estudo para o próximo Ria Festival, que será realizado em 2016. Até lá, vai usar os resultados desta ano no planejamento estratégico da entidade para 2015, enfatizando o empreendedorismo e o voluntariado.

Fonte: "Jovens brasileiros veem a Internet como ponte para o empreendedorismo - IDG Now!." IDG Now!. http://idgnow.com.br/internet/2014/08/27/jovens-brasileiros-veem-a-internet-como-ponte-para-empreendedorismo/ 

Olhar Digital: Dona da Vivo, Telefónica está perto de comprar a GVT

Olhar Digital: Dona da Vivo, Telefónica está perto de comprar a GVT:



A Vivendi informou que entrará em negociação exclusiva com a Telefónica pela venda da operadora brasileira GVT, descartando, assim, a proposta feita pela Telecom Italia. "A oferta da Telefónica se ajusta melhor aos objetivos estratégicos e financeiros do Grupo", justificou a Vivendi.

Os espanhois colocaram um total de € 7,45 bilhões na mesa, sendo € 4,66 bilhões em dinheiro e uma parte em em ações da Telefônica Brasil (12%), que controla a Vivo. Um terço dos papeis poderá ser trocado por 5,7% do capital e 8,3% do controle da Telecom Italia.

O grupo francês ressaltou a possibilidade de entrar na Telecom mesmo sem ter aceitado sua proposta, já que a Telefónica também é dona de uma parte da empresa italiana: "Se assim desejar, a Vivendi pode se tornar acionista na Telecom Italia pela troca de ações brasileiras por italianas."

"A oferta da Telefónica é considerada particularmente atrativa, gerando um ganho de capital de mais de € 3 bilhões. As outras condições da oferta, que limita em risco mínimo a execução da operação assim como os compromissos da Vivendi após a venda, estão em linha com os objetivos da Vivendi."

Fonte: "Olhar Digital: Dona da Vivo, Telefónica está perto de comprar a GVT." Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/dona-da-vivo-telefonica-esta-perto-de-comprar-a-gvt/43797 

Debate na TV Bandeirantes gerou mais de 790 milhões de tweets | INFO

Debate na TV Bandeirantes gerou mais de 790 milhões de tweets | INFO





Depois do debate dos candidatos à presidência na TV Bandeirantes, que aconteceu na última terça-feira (26), os eleitores enviaram mais de 790 milhões de tweets.

A contagem foi realizada das 19h desta terça (26) até 0h25 de quarta (27), considerando os principais termos e hashtags relacionados ao debate, como a hashtag #DebateDaBand e os nomes dos candidatos, que ficaram nos Trending Topics durante o debate.

Participaram do evento os candidatos Dilma Rousseff (@dilmabr), Aécio Neves (@AecioNeves), Marina Silva (@silva_marina), Luciana Genro (@lucianagenro), Eduardo Jorge (@EduardoJorge43), Levy Fidelix (@levyfidelix) e Pastor Everaldo (@Everaldo_20).

O maior pico de tweets por minuto aconteceu às 23h56, quando Dilma e Aécio discutiram sobre a Petrobras, gerando um total de 10.852 tweets.

Veja na imagem abaixo quais foram os principais assuntos do debate no Twitter, medidos em tweets por minuto:


Fonte: "Debate na TV Bandeirantes gerou mais de 790 milhões de tweets." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2014/08/debate-de-presidenciaveis-na-band-gerou-mais-de-790-milhoes-de-tweets.shtml

Olhar Digital: Google tem projeto "secreto" de drone para entrega de encomendas

Olhar Digital: Google tem projeto "secreto" de drone para entrega de encomendas:



Em um futuro não muito distante, o Google poderá dominar os ares. A empresa, que já tem planos de usar balões para distribuir sinal de internet em áreas remotas, também desenvolve o Project Wing, suposto projeto secreto de entregas por drones.

Segundo o site The Atlantic, o sistema de entregas está sendo desenvolvido há dois anos no Google X, laboratório da empresa onde são desenvolvidos os projetos mais ambiciosos da empresa, como o carro que dirige sozinho e o Google Glass.

Os testes estariam sendo realizados em uma localidade na Austrália. A escolha do país foi feita pelo fato de a legislação australiana ser mais frouxa em relação a aeronaves pilotadas remotamente.

O drone é um híbrido capaz de voar horizontalmente como um avião, mas também consegue parar no ar como um helicóptero, ficando em posição vertical. Ao chegar à área de destino da encomenda, a “barriga” da nave é aberta e a encomenda é lentamente deixada no chão acoplada a um cabo que se solta quando o pacote já está em segurança.

O Google, no entanto, não seria a primeira empresa a utilizar um sistema de drones para entrega de produtos. A Amazon já revelou muito antes que tem planos de fazer o mesmo, mas ainda não colocou em prática.

Fonte: "Olhar Digital: Google tem projeto." Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/google-tem-projeto-secreto-de-drone-para-entrega-de-encomendas/43810

Olhar Digital: 9 livros que todo profissional de TI precisa ler

Olhar Digital: 9 livros que todo profissional de TI precisa ler:



Quem quer se dar bem na indústria de tecnologia não pode se conformar apenas com o que 
aprende nos cursos especializados, também é necessário ter uma bagagem cultural que apoie tudo o que é visto em salas de aula e no mercado.

Uma boa forma de fazer isso é através da leitura, mas isso não significa que você tenha de 
comprar apenas livros sobre tecnologia. Na visão de executivos e professores consultados 
pelo Olhar Digital, o profissional pode ir atrás de conteúdo mais variado, mas que no fim 
acaba ajudando na sua formação.

Confira algumas sugestões:

Sidney Sossai, executivo de Social Business da IBM Brasil

Quem disse que os elefantes não dançam?, de Louis V. Gerstner

"Em 1995 eu estava cursando faculdade de Tecnologia da Informação, e já tinha iniciando 
minha carreira na área de tecnologia. Nessa época fui convidado a participar de um processo
de seleção na IBM - Windows, computação distribuída, Internet, mobilidade ainda eram 
sonhos e futurologia. Deixei meu emprego de carteira assinada, e apostei no estágio da IBM 
em um momento de muita transformação. Essa decisão praticamente transformou minha vida profissional, pois foi quando eu desenvolvi minha carreira, aprendi a lidar com a complexidade de uma grande empresa.

A mensagem que o livro me traz é que temos de estar sempre preparados para as 
transformações, sejam elas profissionais ou pessoais. A única certeza que temos é que elas 
irão acontecer, o desafio é estar preparados para quando elas virão."

Ernesto Haberkorn, sócio-fundador da TOTVs

Contabilidade Tributária, de Gustavo Oliveira

"O melhor livro que já li é Contabilidade Tributária, do professor Gustavo Oliveira. Como trabalho com programação de sistemas ERP, sempre tive muita dificuldade em entender nossa complexa legislação tributária. E este livro apresenta, de forma clara e objetiva, os principais tributos a serem pagos por uma empresa. Desde o Imposto de Renda até o ICMS, passando pelo PIS, COFINS, ISS, IPI, CSLL, INSS e ISS. Tenho indicado esse livro aos meus colaboradores, justamente porque quase todos os livros que tratam desta matéria não são muito esclarecedores. Este explica os porquês de cada lei de forma clara e objetiva. É uma obra que contribui muito com os profissionais." 

Silvio Celestino, especialista em carreira e sócio-fundador da Alliance Coaching

O poder dos quietos, de Susan Cain

"O mundo é formado tanto por pessoas introvertidas quanto extrovertidas e ambos possuem dificuldades inerentes à sua natureza no mercado de trabalho. Conhecer essas características e como utilizá-las de forma a diminuir seus gaps e potencializar suas qualidades é um fator de sucesso. O livro fala sobre essas características e como cada tipo pode aprimorar-se, estabelecer relacionamentos apropriados e, acima de tudo, agir para realizar a vida que deseja e atingir os resultados desejados."

Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés

"Durante a carreira no mundo empresarial, a pessoa pode ter de enfrentar situações que se parecem com a sobrevivência em uma selva: defender-se de predadores, abandonar ideias passadas e amadurecer. Esse percurso deve ser feito com cuidados que são essenciais a todos, mas, especialmente, à mulher, que sofre mais barreiras e dificuldades para se impor na profissão. O livro é um excelente alerta e chamado à realidade e mostra como o amadurecimento é um caminho a ser trilhado de maneira cuidadosa, mas firme, para a vida."

Agesandro Scarpioni, coordenador do curso de Sistemas de Informação da FIAP

Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional, de Roger S. Pressman

"Eu tenho como sugestão e até como um livro de cabeceira para quem é da área de TI. É o livro do Roger Pressman, que já está na 7º Edição, eu uso desde a minha época da especialização em engenharia de software no ano de 2000, é atualizado com frequência e serve tanto para alunos de graduação quanto para profissionais de TI.

Seu nome é Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional, é um livro em que diversos assuntos relacionados a TI são abordados de forma simples, possibilitando ao leitor conhecer as várias etapas do processo de engenharia de software, passando por modelagem e arquitetura, gestão de projetos e gestão da qualidade, incluindo os conceitos iniciais de UML e orientação a objetos."

Almir Meira Alves, coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção 2.0. da FIAP

A Startup Enxuta - Como Os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação, de Eric Ries;Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor No Brasil, de Silvio Meira; Project Management Body of Knowledge, do Instituto PMI; Gerenciamento Ágil de Projetos - Aplicação em Produtos Inovadores, de Daniel Capaldo Amaral

"Os dois primeiros livros são indicados para os profissionais com perfil empreendedor, que desejam empreender como empresários ou como empreendedores internos em empresas de tecnologia. Os dois livros ensinam como empreender com rapidez, planejamento e baixo investimento inicial.

Os dois últimos livros falam sobre a arte do gerenciamento de projetos. Todo profissional de TI deve entender seu trabalho como uma sucessão de projetos, em que ele deve conhecer, além da parte técnica, das áreas mais gerais do conhecimento em projetos, como RISCOS, CUSTOS, TEMPO, RH E COMUNICAÇÕES, entre outras áreas.

Eu diria que estes 4 livros podem ajudar o profissional de TI a ter uma visão estratégica do negócio e entender como a TI pode atender os objetivos principais do negócio, aproximando-se das áreas chaves de tomada de decisão."

Fonte: "Olhar Digital: 9 livros que todo profissional de TI precisa ler." Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/9-livros-que-todo-profissional-de-ti-precisa-ler/43804

Organizações ajustam logística e mobilização para plebiscito da reforma política — Rede Brasil Atual

Organizações ajustam logística e mobilização para plebiscito da reforma política — Rede Brasil Atual:

Expectativa de 400 entidades é de conseguir aproximadamente 10 milhões de votos na consulta em apoio à mudança no atual sistema político-eleitoral. Resultados serão levados ao Congresso e ao STF


Movimentos consideram que principal reivindicação das manifestações de junho segue em aberto


Brasília – Aproximadamente 400 entidades da sociedade civil organizada de todo o país preparam, para o período entre a próxima segunda-feira (1º) e sexta-feira (7), a chamada Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática, que terá atos públicos e a coleta de votos e assinaturas para o plebiscito popular – no qual o povo dirá se quer ou não mudanças no sistema político brasileiro. As ações também serão feitas pela internet, de forma a contar com a adesão de pessoas que não possam participar das votações nos lugares especialmente montados para este fim.

Dentre os temas a serem abordados estão a discussão sobre financiamento de campanhas, mudanças no sistema eleitoral, maior participação social nas políticas públicas do país, o fortalecimento dos mecanismos de democracia direta e maior representatividade de grupos considerados subrepresentados no sistema político e nos espaços de poder – tais como mulheres, negros e indígenas, entre outros.

Para definir as principais diretrizes das ações conjuntas que invadirão o Brasil a partir de segunda-feira, representantes de várias destas entidades, dentre as quais Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgaram esta tarde, em Brasília, o plano de trabalho da mobilização.

Na prática, o plebiscito consultará os brasileiros sobre a convocação de uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política. Ao todo, conforme os organizadores desse movimento, já estão organizados em mais de cem municípios 1.500 comitês, com estrutura preparada para ouvir a população por meio da disposição de urnas e cédulas. A expectativa é de que sejam recolhidos aproximadamente 10 milhões de votos. Além disso, a votação via internet será colocada à disposição pelo site do movimento, organizado com um sistema que impedirá que uma mesma pessoa vote mais de uma vez.
Coleta de assinaturas

Em paralelo a esse trabalho, as entidades envolvidas na ação farão a continuidade da coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular pela reforma política, que está sendo realizada pelo Movimento pelas Eleições Limpas desde o ano passado. É necessário 1,5 milhão de assinaturas para que a matéria seja encaminhada ao Congresso Nacional e possa, finalmente, ter iniciada sua tramitação (sendo que, deste número, mais de 400 mil já foram recolhidas).

O projeto está sendo estruturado dentro do mesmo modelo que resultou na chamada Lei da Ficha Limpa. Estabelece, em seu teor, que o financiamento das campanhas passe a ser exclusivamente público ou feito por doações de pessoas físicas, que as eleições passem a ser proporcionais e realizadas em dois turnos, e que haja paridade de gênero nas listas de candidatos. Também propõe o fortalecimento de mecanismos de participação popular direta, como plebiscitos e referendos no país.

“São duas frentes de trabalho a serem deflagradas: a primeira, o plebiscito em si para a realização da constituinte. O segundo, a coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular pela reforma política. Ambos têm o mesmo objetivo. Temos consciência de que, se não pressionarmos, o Congresso Nacional não fará essa reforma. É vantajoso para os parlamentares o atual sistema, onde impera o poder econômico despejando rios de dinheiro nas campanhas a cada ano eleitoral”, disse o advogado Fábio Mesquita, da OAB.
‘Mais participação’

O secretário-adjunto de Relações do Trabalho da CUT, Pedro Armengol, chamou a atenção para a influência do poder econômico no processo eleitoral, o que segundo ele prejudica candidaturas populares. Armengol destacou que a central apoia a realização de reformas como a tributária e a do sistema de comunicação, mas para que tais reformas aconteçam é fundamental que, antes, o Brasil passe pela reforma política. “Sem a reforma política, não tem como as outras avançarem”, frisou.

Para o bispo Dom Joaquim Mol, que representa a CNBB, a semana de atividades é importante para marcar a ampliação do movimento e o aprofundamento da democracia no país. O religioso destaca a importância a ser dada pela busca por maior espaço entre os grupos tidos como subrepresentados. Citou como exemplo o fato de as mulheres, atualmente, terem menos de 10% de assentos no Legislativo brasileiro como um todo. “Nós queremos participar mais. Queremos que o povo ajude a tomar as principais decisões no nosso país”, disse.

Um dos coordenadores da campanha pelo plebiscito popular, o advogado Ricardo Gebrim lembrou ainda que a iniciativa foi sugerida em junho do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, logo após as manifestações populares, e depois deixada na gaveta por deputados e senadores, encabeçados pelo PMDB, que controla as duas casas e a vice-presidência da República. De acordo com Gebrim, a reforma política é o principal ponto reivindicado pela população nos atos de junho. No entanto, foi um dos poucos temas a não ter tido andamento – apesar de toda a discussão observada nos últimos meses.

O secretário-geral da OAB, Cláudio Pereira, aproveitou para falar sobre o desequilíbrio existente no sistema eleitoral. Pereira enfatizou que as distorções são “incompatíveis com os anseios do nosso povo”. Conforme acrescentou, 95% das doações para campanhas eleitorais saem de empresas da iniciativa privada. Além disso, apenas 7% dos deputados federais são eleitos com os próprios votos, os demais 93% são eleitos mediante votos puxados das coligações às quais pertencem. “Precisamos de um sistema mais transparente, que permita ao eleitor ser, de fato e de forma efetiva, o senhor da sua decisão”, colocou.

O trabalhador rural Valdir Misnerovicz, que participou da coletiva representando o MST, foi outro a destacar a importância da mobilização. Ele salientou que, se não houver qualquer mudança que leve a uma reforma política no país, “também não serão observados avanços em conquistas para os principais problemas da sociedade”.

Os resultados do plebiscito serão apresentados, ao final dos trabalhos, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Foi divulgado que todas as informações sobre a semana nacional que começa segunda-feira, assim como os locais dos comitês localizados mais próximos de cada cidadão. serão oferecidos no mesmo site em que as pessoas também poderão fazer suas votações.

Fonte: "Organizações ajustam logística e mobilização para plebiscito da reforma política." Rede Brasil Atual. http://www.redebrasilatual.com.br/eleicoes-2014/organizacoes-ajustam-logistica-e-mobilizacao-para-plebiscito-da-reforma-politica-levam-entidades-as-ruas-na-proxima-semana-5058.html

China terá sistema operacional próprio para brigar com Windows - IDG Now!

China terá sistema operacional próprio para brigar com Windows - IDG Now!:

Notícia foi publicada pela agência governamental de notícias Xinhua. O plano é liberar o país de sistemas operacionais estrangeiros


A China espera lançar seu próprio sistema operacional em outubro, como uma forma de liberar os usuários do país da dependência de sistemas operacionais estrangeiros, como o Windows da Microsoft. A notícia foi publicada neste domingo pela agência governamental de notícias Xinhua.

O sistema operacional chinês, que a Xinhua não divulgou o nome, será inicialmente oferecido em desktop PCs, com planos de mais tarde estender para smartphones. 

A agência de notícias citou como fonte uma reportagem do jornal de negócios People's Post and Telecommunications News, ligado ao Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação (MIIT) da China. O MIIT é responsável, entre outras coisas, pela regulamentação e desenvolvimento da indústria de software chinesa.

"Esperamos lançar em outubro um sistema operacional desktop feito na China com suporte para app stores", disse Ni Guangnan, da Chinese Academy of Engineering, ao jornal chinês, de acordo com tradução da agência Reuters. Ni lidera uma aliança para o desenvolvimento de um sistema operacional oficial que foi criada em março pela República Popular da China (PRC).

Contra a Microsoft

Segundo o People's Post and Telecommunications News, Ni citou o fim do suporte ao Windows XP e a proibição do uso do Windows 8 em computadores governamentais como motivos para iniciar o movimento a favor de um sistema operacional local.

O engenheiro Ni detalhou uma linha do tempo pela qual o sistema operacional chinês substituiria primeiro os sistemas operacionais estrangeiros nos desktops, num prazo de um a dois anos, para depois, entre três a cinco anos substituir os dispositivos móveis. 

A indústria privada, segundo Ni, poderia ajudar a financiar o sistema operacional local. "Criando um ambiente que nos permitiria competir contra Google, Apple e Microsoft, o que seria a chave para o nosso sucesso", diz Ni.

Red Flag Linux

A China já trabalhou em seu próprio sistema operacional no passado: em 2000 ela lançou o Red Flag Linux, que foi financiado em parte pelo governo. No final daquele ano, o Red Flag tornou-se obrigatório em todos os desktop PCs substituindo o Windows 2000. A tensão na época entre o governo chinês e a Microsoft tinha subido ao nível máximo com aquela decisão.

O Red Flag nunca decolou e a empresa que o produzia foi fechada no início deste ano. Ao que parece o Red Flag - o sistema operacional, não a empresa - será ressuscitado. Numa reportagem de 20 de agosto, pelo mesmo jornal People's Post and Telecommunications News, foi publicada a informação de que os bens da Red Flag Software teriam sido comprados pela Penta Wan Jing Information Technology Industry Group por US$ 6,3 milhões.

O fato foi citado por Ni, comentando que um Red Flag renovado poderia contribuir para os planos de criar um sistema operacional doméstico.

Windows 8 barrado

No início do ano, o governo chinês barrou o uso do Windows 8 em computadores do governo, irritado com fim do suporte ao Windows XP em abril. Antes dessa decisão, autoridades do governo tinham criticado fortemente a Microsoft por ter encerrado os updates de segurança para o sistema operacional de 13 anos de idade.

Historicamente a China tem sido um reduto do Windows XP, em boa parte por causa da pirataria em massa do software da Microsoft.

O país tem estado às turras com empresas estrangeiras de tecnologia, particularmente a Microsoft e a Google, e em algumas vezes também a Apple, por causa do seu impacto e influência sobre o país. 

A animosidade cresceu muito no mês passado quando os órgãos de regulamentação antitruste do governo surpreenderam vários escritórios da Microsoft ono país com a apreensão de computadores e documentos como primeiro passo de uma investigação contra a companhia. 

A investigação foi iniciada por conta de reclamações que datam de julho de 2013 sobre assuntos diversos como as formas de empacotamento do Windows e do Microsoft Office; a compatibilidade entre o Windows e o Office e outros itens não identificados.

Fonte: "China terá sistema operacional próprio para brigar com Windows - IDG Now!." IDG Now!. http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2014/08/25/china-tera-sistema-operacional-proprio-para-brigar-com-windows/ 

Projeto de Lei no Senado pretende alterar o Marco Civil da Internet | Privacidade Digital

Projeto de Lei no Senado pretende alterar o Marco Civil da Internet | Privacidade Digital:


A Lei 12.965/2014 não completou sequer o aniversário de vigência e no Senado Federal já existe um projeto de lei destinado à alteração da mesma.

Foi proposto no Senado o PL 180 de 2014, que altera dispositivos da Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 – Marco Civil da Internet, para estabelecer a finalidade e restringir o rol de autoridades públicas que podem ter acesso a dados privados do cidadão na internet, prever a possibilidade de recurso contra decisão interlocutória que antecipa tutela no âmbito dos Juizados Especiais e dar outras providências.

Pelo projeto, os artigos 2º, 3º, 5º, 7º, 10, 12, 13, 15 e 21 do Marco Civil são alterados. Ainda, há o acréscimo de outros artigos.

Especificamente no que tange ao requerimento de guarda de dados por mais tempo do que o legal, a ser feito pelo Delegado ou Ministério Público, a lei complica a vida destas autoridades, exigindo que tal requerimento seja judicial, e não diretamente ao provedor, como entendido por muitos na versão originária da Lei.

Cria a legislação projetada, também, o art. 19-A, prevendo a possibilidade de recurso de agravo de instrumento em face de decisões onde ocorram a antecipação da tutela nos juizados especiais, nas causas que versem sobre ressarcimento por danos decorrentes de conteúdos disponibilizados na internet relacionados à honra, à reputação ou a direitos de personalidade, bem como nas causas sobre a indisponibilidade desses conteúdos por provedores de aplicações de internet.

No art. 21, o PL amplia as possibilidades de notice and take down, não apenas para casos envolvendo imagens ou vídeos de cunho sexual mas também em relação a qualquer conteúdo que viole a dignidade da pessoa humana, conceito muito amplo e subjetivo. Problema.

O Projeto também cria o art. 21-A que prevê a não responsabilidade dos blogs por conteúdos produzidos por terceiros. Assim a pessoa física ou jurídica que, por intermédio das funcionalidades desenvolvidas pelos provedores de aplicação da internet, for responsável pela edição, publicação, compartilhamento, reprodução ou, em virtude de privilégios concedidos pelos sistemas informáticos, detenha o controle da disponibilização do conteúdo na internet não poderá ser responsabilizada civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros.

Por fim, o Projeto de lei cria o art. 23-A, prevendo a obrigatoriedade do provedor de aplicações em dispor de sistema próprio, preferencialmente em meio eletrônico, para recebimento de denúncias e solicitações de usuários.

Mais informações em: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=150517&tp=1

Fonte: "Projeto de Lei no Senado pretende alterar o Marco Civil da Internet." IDG Now!. http://idgnow.com.br/blog/privacidade-digital/2014/08/26/projeto-de-lei-no-senado-pretende-alterar-o-marco-civil-da-internet/ 

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

G1: Justiça dos EUA nega pedido da Apple de bloquear venda da Samsung

Justiça dos EUA nega pedido da Apple de bloquear venda da Samsung
Juíza da Califórnia argumentou que Apple não provou 'dano irreparável'.
Justiça norte-americana já havia considerado que Samsung violou patentes.

Uma juíza da Califórnia rejeitou nesta quarta-feira (27) um pedido da Apple para proibir a venda de smartphones da Samsung nos Estados Unidos, sob o argumento de que a fabricante sul-coreana havia violado suas patentes.

A Apple havia apresentado um novo requerimento a um tribunal da Califórnia após uma decisão judicial de maio concluir que a Samsung, de fato, violara patentes da empresa norte-americana.

Em resposta ao pedido de bloqueio feito pela Apple, a juíza Lucy Koh concluiu que a empresa não provou "dano irreparável" ligado às violações de patentes por parte da Samsung, o que justificaria uma proibição permanente de venda dos produtos nos EUA.

"A Apple não estabeleceu ter sofrido danos importantes que afetem suas vendas ou sua reputação, nem fixou uma causa direta entre estes danos potenciais e a violação de patentes cometida pela Samsung", explicou a juíza.

A Samsung já foi obrigada pela Justiça dos EUA a pagar US$ 120 milhões, multa de tamanho considerável, mas muito abaixo dos US$ 2 bilhões exigidos pela Apple. Esse, no entanto, não deve ser o último capítulo da batalha entre as duas fabricantes de smartphones. O confronto judicial entre Apple e Samsung, que dominam o mercado mundial de smartphones e tablets, é permanente.