segunda-feira, 11 de junho de 2012

PC WORLD: Em que mídia você deve fazer backup de suas fotos?



  

Fotos estão entre os arquivos mais preciosos que um usuário pode ter neste nosso mundo digital. Veja qual a estratégia mais recomendada para preservá-las.

Se tem uma coisa da qual você deve fazer backup, a qualquer custo, é de suas fotos. Músicas e vídeos? Você pode baixar de novo. Mas a fotos daquelas férias inesquecíveis com os amigos da faculdade, de seu casamento ou do nascimento de sua filha são insubstituíveis.

Leitores frequentemente nos perguntam qual a melhor solução para backup dessas preciosidades: pendrives, HDs externos ou DVD? Bem, com uma exceção não recomendamos o uso de pendrives. É que considerando o custo por gigabyte, eles ainda são mais caros que as outras opções.

A exceção é durante as viagens. Pendrives são uma forma conveniente de carregar um backup em seu bolso. Se você perder sua bagagem e seu notebook, ainda terá uma cópia de suas fotos. E fica a dica: durante uma viagem, faça backup de suas fotos a cada dia, assim que voltar ao hotel.

Há boas razões para fazer backup em um HD externo, e outras para usar DVDs. Os HDs são a melhor escolha para backups diários, de arquivos que você precisa acessar ou modificar constantemente. São baratos (considerando o custo por Gigabyte), rápidos e apagáveis. 

Mas se você quiser manter um “arquivo” de suas imagens por longo tempo, e raramente precisa alterá-las ou acessá-la, use DVDs para uma proteção extra. Nesse caso você precisa de mídia que não possa ser acidentalmente apagada ou sobrescrita, como discos DVD+R. O fato de que eles não tem partes móveis, e não vão ter problemas se tomarem um tombo, é outra vantagem sobre os HDs.

O problema é saber se os discos são estáveis a longo prazo. Muitos especialistas dizem que não, outros dizem que depende da qualidade dos discos que você compra. Discos especiais para arquivo custam muito mais que os comuns. Em um dos melhores artigos sobre o assunto (link em inglês) que já lemos Patrick McFarland recomenda discos DVD+R (e não DVD-R, que tem correção de erro inferior) da marcaTayo Yuden ou JVC Advanced Media.

Se ele está certo? A única forma de saber é gravar alguns discos e esperar algumas décadas. De qualquer forma, mantenha-os em um lugar, seco, fresco e ao abrigo da luz solar, e eles deverão durar mais. E, de vez em quando, dê uma olhadinha neles e tente ler seu conteúdo. Só pra ter certeza de que está tudo OK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário