quarta-feira, 11 de julho de 2012

IDG Now!: Índice de ataques direcionados contra pequenas empresas cresce 100%



Symantec aponta que setores público, farmacêutico e manufatura são os mais afetados por esse tipo de ataque

Trinta e seis por cento de todos os ataques globais direcionados, que somam 58 por dia, tiveram nos últimos seis meses empresas de até 250 funcionários como alvo, aponta o Relatório de Inteligência de Junho de 2012, realizado pela Symantec. Em dezembro de 2011, o número era de 18%.

Segundo a Symantec, durante o primeiro semestre do ano, o número total de ataques diários direcionados continuou a aumentar a um índice de, no mínimo, 24%, com média de 151 ataques bloqueados todos os dias em maio e junho. As grandes companhias não estão fora das estatísticas e aquelas com mais de 2,5 mil empregados têm uma média de 69 bloqueios diários.

“Parece haver uma correlação direta entre o aumento do número de ataques contra empresas menores e uma redução nos ataques contra as maiores. Temos quase a impressão de que os agressores estão desviando seus recursos diretamente de um grupo para o outro”, avalia Paul Wood, gerente de Inteligência de Segurança Cibernética da Symantec. 

De acordo com o levantamento, as indústrias química, farmacêutica e manufatura ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente, no ranking dos maiores alvos dos ataques. O segmento químico/farmacêutico é atingido por um a cada cinco ataques direcionados, enquanto a de manufatura responde por quase 10% de todos os ataques direcionados.

O relatório apontou ainda que a Hungria foi a região mais atingida por spams em junho com índice de 74,3%. No Brasil, a taxa foi de 71%, o que o coloca entre os cinco países com a taxa de spam mais alta no mundo. O País também foi alvo de phishing; um a cada 713 e-mails foram bloqueados como phishing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário