quinta-feira, 4 de abril de 2013

COMPUTERWORLD: Banda larga móvel amplia investimentos em rede



O número de assinantes de banda larga móvel chegou a 6,5 bilhões globalmente em 2012, e segundo a Pyramid, até 2017 é esperado que sejam adicionados mais 2 bilhões de usuários.

A Infonetics destaca que em 2014 o número de assinantes móvel vai superar três vezes o de banda larga fixa, e a companhia informa que esse movimento em torno da internet móvel será responsável pelo aumento adoção de equipamentos de redes, como backhaul móvel, que pode ultrapassar 8 bilhões de dólares nos próximos quatro anos.

Esse segmento cresceu 7% em 2012, e os principais gastos foram com equipamentos microondas, que está em alta no mercado, e pode crescer ainda mais até 2017, por causa dos investimentos e apostas em fibra óptica, que elevará a receita do backhaul móvel em 56% até o período.

Segundo Michael Howard, analista principal de carrier networks e co-fundador da Infonetics, enquanto a receita ainda registra um leve crescimento, os gastos com equipamentos de macrocélulas para backhaul móvel podem chegar a 8 bilhões de dólares nos próximos anos.“Em 2009, o mercado estava abaixo dos 5 bilhões de dólares”, lembra o gestor.

Ele destaca que esse mercado é massivo, e tem sido direcionado por tecnologias móveis 3G, HSPA/HSPA+, e agora, com o desenvolvimento para LTE, ao redor do mundo. “Os gastos em microondas e Ethernet são crescentes nesse mercado, e acreditamos que nos próximos anos esses gastos serão de 5 bilhões de dólares”, destaca Howard. 

A pesquisa também destaca que entre os players do setor, a Ericsson lidera em equipamentos de microondas para backhaul móvel, depois a Huawei e Alcatel-Lucent empatam em dispositivos Ethernet, gateway e roteador Ethernet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário