sexta-feira, 14 de junho de 2013

COMPUTERWORLD: Internautas estão insatisfeitos com provedores de banda larga


Uma pesquisa realizada pela Proteste para medir a satisfação dos usuários com os provedores de banda larga na região Sudeste do País constatou que essas empresas precisam melhorar seus serviços com urgência.

Com notas abaixo de 5, NET Virtua, UOL e Oi Velox tiveram as piores avaliações, com queixas dos usuários quanto à estabilidade de conexão, relação custo-benefício e insatisfação geral. O provedor melhor avaliado, a GVT, obteve pontuação 7 e tem área de abrangência limitada.

O estudou mostrou, ainda, que 24% dos entrevistados utilizam seu provedor de internet há um ano ou menos, seguidos pelos que o usam há dois anos (18%). 

Entre as poucas opções de provedores de internet no País (8), lideram o mercado a Oi Velox (28%), NET Virtua (20%) e GVT (13%). Metade dos internautas nunca mudou de prestador de serviço, o que é um contraste com as nações desenvolvidas, onde há um número maior de empresas, acirrando a competição e elevando seus padrões de qualidade.

A GVT foi bem avaliada tanto pelo seu serviço de banda larga com velocidades de até 150 Mbps quanto na percepção da própria empresa por seu cliente. Embora presente em 138 municípios no País, a expansão do serviço da operadora só chegará a cidades como São Paulo no segundo semestre. No Rio de Janeiro, nem todos os bairros podem contar com sua cobertura.

A pesquisa avaliou as habilidades dos internautas brasileiros e os tipos de contratos e conexões mais usados. A amostragem abrangeu 813 pessoas, a maioria com idade média de 44 anos, moradores do Sudeste e com ensino médio completo ou superior incompleto. 

O gasto médio mensal do brasileiro com internet é de 105 reais. Entre os vários tipos de pacote disponíveis, o mais barato só oferece acesso (70 reais). E há também o combo telefone +Internet + TV ao custo de 159 reais.

Os tipos de contrato predominantes são os com apenas banda larga, seguidos pelo combo que une Internet e telefone. Já as variedades de conexões mais usadas são as a cabo ou por fibra óptica (34%) e ADSL/VDSL (33%). 

A velocidade de download mais recorrente é a de 10 Mbps, muito aquém da de países desenvolvidos como Bélgica (26 a 49 Mbps) e Portugal (100 Mbps ou mais). A taxa de upload mais comum, 1 Mb/s, também fica devendo muito para as de nações onde a Internet está mais consolidada.

Fonte: "Internautas estão insatisfeitos com provedores de banda larga - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/06/12/internautas-estao-insatisfeitos-com-provedores-de-banda-larga/ (accessed June 14, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário