segunda-feira, 13 de outubro de 2014

G1 - Vazamento de dados do Snapchat expõe milhares de fotos na web


Atualização do 'Snapchat', aplicativo que 
           apaga fotosinstantaneamente
Informação foi obtida em serviço não autorizados por criadores do serviço.Pacote de dados pode somar 13 GB e ter mais de 100 mil imagens.

Dados de usuários do Snapchat foram vazados na web nesta semana. O pacote pode chegar a 13 GB e conter cerca de 100 a 200 mil imagens de usuários do serviço, que funciona com a promessa de que dados serão apagados após serem recebidos. Os dados foram obtidos a partir de serviços terceirizados, não autorizados pelos criadores do Snapchat.

O Snapchat é um aplicativo de comunicação que funciona com a ideia de que as mensagens se "autodestroem" depois de serem lidas pelo destinatário. Isso significa que usuários não esperavam que essas imagens fossem armazenadas. Segundo o site "Business Insider", os dados foram publicados no site "viralpop", que estava distribuindo vírus. O site já está fora do ar.

A origem dos dados ainda não está clara. O site norueguês "Dagbladet" sugere que um aplicativo "alternativo" de acesso ao Snapchat para Android, o "Snapsave", teria salvado as imagens transferidas pelos usuários. O desenvolvedor do app, Georgie Casey, negou a acusação em uma declaração ao site de tecnologia "Engadget".

Um entrevistado anônimo do "Business Insider" afirmou que outra fonte de dados poderia ter sido o site "Snapsaved", que também prometia deixar que usuários salvassem os dados recebidos pelo Snapchat. O serviço desapareceu há alguns meses.

O Snapchat negou que seus servidores tenham ligação com o caso e confirmou que os usuários foram vítimas de serviços de terceiros. Esses serviços são expressamente proibidos pelos termos de uso do programa, segundo nota da empresa.

Embora o Snapchat não seja culpado pelo vazamento de dados, o aplicativo está sendo criticado por seu conceito "falho". Em uma reportagem publicada pela revista "Wired" nesta sexta-feira (10), o especialista em segurança Adam Caudill explica que é muito fácil para que qualquer um crie um aplicativo compatível com o Snapchat e que possa salvar os dados recebidos em vez de apagá-los.

Caudill diz que, sem controlar os dispositivos que recebem as mensagens, o Snapchat não pode garantir que as mensagens serão realmente apagadas depois de serem recebidas. O pacote teria muitas imagens de adolescentes. Metade dos usuários do Snapchat tem entre 13 e 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário